" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

As velhas ferrovias

Foi anunciado o concurso para a construção do troço Poceirão-Caia da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid reafirmando a intenção de concluir a linha até 2013. Segundo o primeiro-ministro, - o sr. Engenheiro - "Portugal necessita desta ligação, necessita de modernizar as suas infra-estruturas ferroviárias", pelo que as autoridades portuguesas atribuem "a maior das prioridades" ao troço Poceirão-Caia.

Sou franco: nunca prestei grande atenção à problemática do TGV, por duas razões: primeiro não sei para que precisamos nós de um TGV. Segundo e pelos vistos, pensa-se sobretudo na ligação Lisboa-Madrid – lógico, ter um TGV para fazer Porto-Lisboa seria rídiculo – sendo que esta ligação pode ser feita de outra forma qualquer e nao necessáriamente de TGV...que ainda nem sequer existe.

Mas vejamos o seguinte. Quem anda de automóvel por esse país fora e falando eu agora do norte de Portugal, é triste vermos um sem número de troços de linhas ferroviárias abandonados, sem qualquer uso e muitos dos quais percorriam zonas lindíssimas do Douro e Trás-os-Montes.

Pergunto: não seria por exemplo mais acertado, em vez de estarmos a preocupar-nos com um TGV e de “modernizar as infra-estruturas ferroviárias” ( modernizar as estruturas é implementar o TGV ou modernizar as já existentes ? ), que só servirá alguns, tentarmos recuperar essas mesmas linhas do interior e até as utilizar como meios de atracção turística? Toda a gente sabe que quando se viaja, uma das formas mais calmas e interessantes de se conhecer um país, é quando se anda de comboio. Quando em adolescente fiz o Interrail, foi assim que conheci uma boa parte dos paises da Europa.

Para além do mais, quem quiser por exemplo viajar do Porto para Vila Real ou Bragança, tem de ir de camineta, pois comboio não existe. Mas isto é pláusivel ? A meu ver não.

Com tanta beleza escondida neste nosso Portugal, beleza essa muitas vezes percorrida pelos antigos troços de ferrovia e agora abandonados, pergunto se este país nao teria mais a ganhar em ficar sem a gaita do TGV - que nos vai custar uma pipa de massa, a nós contribuintes - e reactivar sim, parte dos troços ferroviários agora fechados e abandonados.

Até amanhã e fiquem bem

14 comentários:

Ana F. disse...

TGV?!! Sim ou não?!!

Sempre gostei de viajar de comboio! Tirando o Avião é o único transporte em que consigo ler sem enjoar…

Mas também desde que as low cost conquistaram mais de 30% do mercado e quando é possível ir e vir a BCN ou a MAD por 50 euros (vou passar o carnaval a MAD por apenas 50 euros já com taxas incluídas) ….Recuso-me a viajar de comboio ….…..qual a estimativa que dizem que irão custar os bilhetes….entre 80 e 100 euros?!!
Devem estar a gozar cmg mazé!

Nestes dois últimos anos fiz as seguintes viagens pelos seguintes preços:
Paris – 90 euros (ida e volta com taxas incluídas, na easyjet )
Roma com Dois dias em BCN – 100 euros (as quatros viagens LX- BCN / BCN – Roma/ Roma- BCN e BCN – Lx – na Vueling)
Milão (Lx – Milão voo directo) por 70 euros – esta seria para fazer este ano mas por incompatibilidades de calendário tive q a abandonar (na vueling)

Perante estas ofertas que se lixe o TGV…. Mas claro que como somos um país que acompanha sempre os melhores (Espanha) mesmo que não nos interesse em termos económicos la vamos nós entrar no projecto TGV…
Vai ser um flop como o Metro da magem sul e até o metro do Porto…. Mas tudo bem…estamos ca mesmo para pagar estes erros….

Quanto as linhas do nosso interior abandonadas, isso tb e de lamentar! Nunca viajei nelas…infelizmente nunca se proporcionou mas hoje, enquanto não investirem nessas infra-estruturas, tb não coloco la os pés…é perigoso….não vá aquela m**** cair ao atravessar uma ponte qq ….. e lá ia eu….
Nã, nã, nã….. Num me apanham!

Passar bemmmmmmmmmmm!!!
Bjs
Ana


PS Este comento custa 3 euros! Sabes pq?!! Pq em blogs pouco frequentados começam a valorizar!
E a **** da Bolsa está pela hora da morte…e tenho que ganhar guito!
LOL
LOl
Bjs


PS2. Aiii a verificação de palavras...Tssss

Anônimo disse...

Não podia estar mais em acordo contigo Pilas !!!
Qualquer País civilisado tem orgulho nos seus caminhos de ferro. Portugal é dos poucos, que quando os tinha - desactivou-os !!
Mas que esperar duma cambada de parolos e provincianos ? Isto que se vê - ou se quiseres, só querem que se veja é o "fogo de vista" i.e. TGV e afins.
Tenho, tal como, tu mta pena dos percursos para o Douro e interior do País que podiam mto bem ser aproveitados tanto pela população como até para iniciativas turisticas, até porque e segundo consta, a unica saida para Portugal, é o investimento turistico e pouco mais....
Concordo com a Ana F. quando por tão pouco dinheiro se consegue viajar para todo o lado - para quê pensar em projectos que nos custam os olhos da cara ???

(E pensava eu que era a mais refilona desta parvónia... afinal tu superas-me em tudo ;) lol


Bjs

PP disse...

Ena..que grande comento, Miudeza. Respondendo por partes é assim:

Sem dúvida que as "low cost" tiram-nos a vontade de andar de comboio, sendo que e se me dessem a escolher e pelo mesmo preço, optaria pelo kimboio, a não ser que estivesse com pressa ( não, nao tenho medo algum de andar de avião, antes pelo contrário, adoro aviões e gostava de saber pilotar )Com 18 anos ainda fiz um orçamento para tirar o "brevet", mas já naquela altura era proibitivo, ficando eu com a mágoa de ser o único veiculo que nao sei guiar. Mas as low cost, têm um problema inerente: a pouca manutenção que fazem aos aviões entre outras economias. É que não há milagres mesmo.

Quanto ao metro do Porto ser um "flop", pois enganas-te e bem. Lá porque anda mais à superficie do que de "submarino", não significa que não seja rápido - até é - e sempre vemos a paisagem urbana em vez de andarmos sempre nos tuneis, escuros, com a agravante de, se acontecer um acidente grave, sempre estamos á superfície e não debaixo de terra ( a única vantagem é ficarmos logo enterrados e nao se gastar dinheiro em funerais, cemitérios, coveiros,lápides e demais despesas ).Portanto como vês, só vantagens.Ah..não contando com as poucas vergonhas que se passam nos metros subterraneos, onde e devido ao "escuro", as pessoas sofrem muitos apalpões, esticões e outras situações. Para além do mais, o Metro do Porto veio e em muito melhorar a oferta dos transportes públicos na Mui Invicta e Sempre leal Cidade do Porto, para além de aproveitar as infraestruturas já existentes de diversas linhas de comboio que servem as zonas limítrofes do Porto, como Maia,Gaia, Povoa de Varzim, Santo Tirso, entroutras. Portanto...TUNGA. Outra razão pela qual o Metro do Porto ser como é, é o facto do subsolo do Porto ser de origem granítica, portanto dificil de trabalhar - uma cidade com os pés bem assentes no chão - e não calcária - como Lisboa que ao mais pequeno tremor de terra...se desfaz toda. BITUNGA.

E para finalizar esta prosa que já vai longa, pois como sabes, sou um gajo low profile e low profile é este blog, frequentado únicamente por pessoas com qualidade intrínseca como tu. TRITUNGA. ahahah !!!

Quanto á verificação...continuamos conversados. ;-)Bjs

PP disse...

Cara anónima,

Pois subscrevo obviamente a tua prosa de grande qualidade. A Ana F., é sem dúvida a refilona deste blog. Fica-lhe bem. Afinal e pois por isso, é que é a Miudeza cá da terra. ;-)

Ana F. disse...

So te digo uma coisa - Lê o relatorio de contas do metro do Porto!

E depois vem cá com conversa...´pa boi dormir...vem , vem!

Ahh paaa.....


















Portugal é Lisboa e o resto é paisagem!

LOL

Porcaria da verificação de palavras!
Irraa!

PP disse...

Relatório de contas ?

Mas tu, uma pessoa inteligente, acreditas nos relatórios de contas que se fazem neste país, sejam eles quais sejam ?
Mas olha lá, tu vives aonde ?
Só pode mesmo ser em Lisboa...e longe do país real.

QUADRITUNGA.,ahahah!!! ;-)

Anônimo disse...

A inveja é uma coisa terrivel!
Cidade de segunda...


São como os tugas q nasceram nas ex colonias... Portugueses de segunda!! ahahah!
E olha q o meu primo foi um dos felizes contemplados! LOL LOL

PP disse...

Xiiiiiiiiii...Miudeza, se não soubesse que estás na tanga...

Olha, tu nao despertes os nortenhos que por aqui andam, tu cuida-te...mesmo, levas um "arraial de porrada" que nunca mais ficas direita. Depois não digas que nao te avisei. ;-) Nem sabes bem - não sabes mesmo - com quem te metes. ahahah !!!

PP disse...

Nem de propósito, aqui está uma noticia que vem confirmar as vantagens dos metros de superfície sobre os metros subterraneos:

"O Metro decidiu encerrar e evacuar a estação de Telheiras e alertar a PSP, que enviou para o local um piquete do Centro de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo, que irão proceder à explosão do volume, acrescentaram fontes do Metro e do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. "

Ora...PENTATUNGA. ;-)

Anônimo disse...

Telheiras?!! Perto da casa de banho da segunda circular...
Por mim pode explodir mesmo e deitar aquilo tudo abaixo!

ahahahahahhaha!!

I´m so baddddd!!

Anônimo disse...

EPAAAAAAAAAAAAAA

TOU QUE NEM POSSO.......

EPAAAAAAAAAAAAAAAAA

EPAAAAAAAAAAAA

QUÉSE PASSA?!!!


ACABARAM AS LETRINHAS BESTAS...

EHHHHHHHH

PARABENSSS!

Bjs

Teresa disse...

Esta rapariga "desbocada" não tem respeito nenhum.
Lisboa é Portugal? Já que assim é faça o favor de pagar os meus impostos já que o Povo vive na paisagem. Cá por mim fico feliz da vida e muito agradecida.

Obviamente que tenho que dizer:

Viva o NORTEEEEEEEEEEEEEEEEE!
So proud !
:)

Anônimo disse...

Ups...Teresa..
(cara do gato das botas do filme Shrek), tasaver qual é?!!

LOL LOL

Se a conjuntura económica fosse outra até que ponderava pagar mais alguns impostos...mas estou quase a ir viver para baixo da ponte...

E como aí no Porto existem mais que aqui...vou fazer parte dos sem abrigos daí....
Criar mais desequilíbrios sociais... e proteger Lisboa disso!

LOL
LOL

(uiiiiiiiii....que isto está a aquecer.......e a porcaria do PSI nao pára de cair Grrhhh)

Teresa disse...

Ora ora ! Para debaixo da ponte é que não cara amiga. É muito bem vinda aqui para as nossas bandas e apesar de termos mais pontes(!?) não carece ir para debaixo delas.

Já agora...é verdade de leste o relatório de contas do Metro do Porto? Tudinho? Ou foi a versão de bolso do J. Económico? Tou impressionada....ai tou tou !