" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

domingo, 20 de janeiro de 2008

ASAE e a GTP


Tinha de vir aqui falar na ASAE. Nos exageros. Como amante da gastronomia tradicional portuguesa - a GTP - e falando com vários empresários da restauração, o que se passa "dentro" de certos restaurantes, a matéria prima que se deita fora por mando dos ditos inspectores - carne, peixe, etc - sem motivo algum, é de bradar aos céus.

Não sei bem o que vai acontecer a uma boa cabidela de Pika no Chão, a um bom Arroz de Lebre, às Maozinhas de Vaca panadas, ao Arroz de Lampreia, às Tripas à Moda do Porto...enfim, um sem numero de tradições gastronómicas portuguesas que e se a lei continuar como está...correm o risco de desaparecer e passamos todos a comer no MacDonald's porque está provado que as condições de higiene e segurança alimentar nessa cadeia - e já lá tive um filho a trabalhar e que confirma - são talvez das melhores e mais exigentes que existem no país...mesmo antes de a ASAE existir.

Nao querendo gastar mais o meu latim neste assunto, - que o já gastei noutros locais semelhantes - aproveito os dizeres do Dr. Paulo Portas, publicados hoje:

"...Há uma tentação de tentar moldar o gosto das pessoas, às vezes isso choca com a própria tradição portuguesa, que em muitas matérias, é estimável, e portanto, acho que é preciso trazer a ASAE ao bom senso..."

"...a ASAE mete-se todos os dias na vida das pequenas e médias empresas, do sector da restauração, da economia familiar, e depois de repente, o director-geral da ASAE é apanhado a fumar no Casino e os extintores da sede da ASAE estão fora de prazo..."

"...Os exageros viram-se sempre contra quem os comete..."

Perante tais palavras só tenho a dizer: muito bem. É chamar a ASAE ao parlamento para dar explicações e ponto final.

Fiquem bem e bom domingo. Até amanhã

3 comentários:

Anônimo disse...

LOL és tão lirico...! Se levar tanto tempo comó Director do Banco de Portugal a ir explicar a "merda" que sabia sobre o BCP, espera é sentado !

Pareço uma velha sem grandes esperanças nesta treta, mas sabes que sempre fui mto cinica qto á classe politica neste burgo. Já os houve bons e ainda há, mas não se querem sujar nesta receita de "panelinhas" e "cozinhados" !

Moral desta coisa toda: Viva a cozinha Regional e... mainada !


Bjs

Ana F. disse...

Mac Donald´s!!! Estive la um unico dia a receber formação para la trabalhar…antes de entrar para a faculdade publica (pois pensava que não conseguisse entrar e até cheguei a inscrever-me numa privada e aí teria que estudar e trabalhar ao mesmo tempo….Uiii..ainda bem q assim não foi!!)…mas como estava a dizer…MAC…. (também as vezes confundido com Maternidade Alfredo da Costa devido a abreviatura)… Mas o Mac é um bom sitio , aliás um excelente sitio que quando estou com a “traça” não tenho nenhum problema em assumir que gosto daqueles hambúrgueres…. Até a minha avó era adepta desta cadeia!

Isto tudo para dizer que dependendo da ocasião é um bom restaurante de fast food! Em termos de fast food até posso dizer que para mim é dos melhores!

A relação do Mac com a ASAE?!! É boa , sabes porque Artur?!! Pq eles respeitam todas as normas alimentares que possas imaginar! Aquela comida... se passa “n” minutos que está exposta já nem sequer é servida… Vai para o lixo!

A ASAE para mim, ate pode chegar a pecar por excesso mas (e o meu pai já trabalhou no ramo e é da mesma opinião) é um mal necessário! A comida que potencialmente deitam fora até pode no teu entender estar própria para consumo, mas segundo a presente legislação não está! E por isso deve ir para o Lixo!

E prefiro ouvir que depois de “n” buscas da ASAE, “n” restaurantes fecharam por causa disto e daquilo do que apenas não ouvir falar da ASAE….
Há muita porcaria por todas estas cozinhas… sejam portuguesas ou chinesas… e há que controlar ao mais pequeno pormenor…

Por exemplo – e corrige-me se estiver errada – Sabes que há uma legislação que proíbe a venda de garrafas agua de plástico nos restaurantes?!!
Nunca vi nenhuma noticias de algum restaurante ter sido chamado a atenção por causa deste aspecto….!

O que aconteceu com o gajo da ASAE em ser apanhado a fumar num local onde era proíbido....isso remete-nos para o anterior comento...a nossa "piquinhisse TUGA"...
No genero de mentalidade...se o gajo me prejudicou em tb o vou lixar...e assim somos nós...

Olha, e não oiças muito o PP…. “tasaver”?!! Não vale a pena….”Falam, falam , falam….” e depois “népia”!


PS. Ainda não vi ninguém assinar a minha petição!
:-(

E passar bem!

PP disse...

Viva a cozinha regional portuguesa, sim. Quanto ao Mac, Miudeza, pois nem eu tenho algo contra e gosto imenso dos MacChicken, nada a apontar, e sobretudo dos gelados e das tartes de maçã uma delicia. lembro-me que o Francisco meu filho me dizia que algo que passasse "x" horas sem estar vendido, ia para o lixo. Agora nao mistures isso, com o facto de que e por exemplo se um restaurante comprar uma peça de carne e a quiser congelar no proprio dia em que a comprou..nao pode, caso nao tenha um tunel de congelação, etc etc etc. Qualquer dia entram-nos pela casa dentro e fazem o mesmo só porque só temos um bom congelador e nao o tunel de congelação, o que pode ameaçar a saúde da célula familiar. Pelo amor de Deus...haja bom senso. Fizeram a lei mal feita, só isso. Por exemplo na feira de fumeiro de Montalegre, metade dos expositores habituais nem esteve presente e entao se falarmos dos queijos tardicionais...bem então está tudo ou quase tudo posto em causa. Uma coisa é acabarem com as badalhoquices e faltas de higiene em muitos restaurantes,outra coisa é atentarem contra a tradição, porque uma lei foi feita eventualmente por um gajo que até nem aprecia as tradições e os petiscos que essas mesmas tradições nos trazem. Porque de uma coisa nao tenhas duvida: um dos chamarizes turisticos de qualquer país,é a sua gastronomia - especialmente dos países do sul da Europa - e se acabarem com as tradições dessa mesma gastronomia, acabam com essa gastronomia. Nem quero imaginar se em Pottugal se produzisse queiko Rochefort: ia todo para o lixo porque " apresentava bolores ". Será que me faço entender...ou nem por isso? ;-)