sábado, 19 de janeiro de 2008
Mas isto faz sentido ?
Nas notícias das 8 da manhã de ontem, ouvi algo que mexe comigo, que me revolta, que me tira do sério.
O sr. Paulo Teixeira Pinto, antigo presidente do BCP, saiu dessa instituição bancária há 5 meses, com uma indemnização de 10 milhões de euros e uma reforma vitalícia de 500.000 euros / ano. Se calhar toda a gente sabe, mas como vivo noutro planeta – no meu caso Urano – só tenho conhecimento das coisas quando estas deixam de ser notícia.
Pensei de mim para comigo: " Eh pá, até que se fosse contigo, até nem estavas a fazer este post no teu blog - se calhar nem tinhas nenhum blog - até que nem estavas revoltado coisíssima nenhuma, cagavas e andavas como os cavalos ".
Aliás, à laia de comento, acho notável a capacidade e habilidade intrínseca dos cavalos e outros animais de quatro patas, de cagarem ao mesmo tempo que andam, chamo a isso um real aproveitamento do tempo, uma " produtividade e eficiência de alto nível ", apesar de em todo o processo perderem o prazer da leitura.
Será que o que nos falta a nós portugueses para sermos mais produtivos e eficientes, é aprendermos algo com os cavalos ? Será que “lemos” a mais e “cagamos” a menos ? Uma coisa é certa: produzimos “merda” em barda…a chamada “bardamerda”, mas como “lemos” muito, o que nos faz perder tempo no processo, a qualidade da mesma será duvidosa em termos de optimização do binómio “merda produzida / tempo dispendido”.
Seja como for e colocada a minha eventual inveja de lado - a inveja e a injustiça são as mães de todas as revoltas - não entendo como num país do 4º mundo como o nosso - por vezes acho que este país já pertenceu ao Norte de África e faz agora parte do sul da Europa por mero acaso - se podem, permitem e fazem coisas deste género. Tudo bem, estamos a falar de uma empresa privada é certo, e as empresas privadas fazem o que querem e bem entendem no que toca as remunerações dos seus funcionários, mas o que está mal é o principio em si e uma grande falta de responsabilidade e sensibilidade social.
Num país onde a diferença de classes é cada vez maior, em que em muitas localidades e ainda, não existem as condições dignas de suporte às populações, em que a classe média está cada vez mais a desaparecer , os pobres estão mais pobres e os ricos estão mais ricos num país de " Chicos Espertos " , sendo que e ainda por cima e pelos vistos, segundo noticias também de ontem veiculadas pelo Público, o Banco de Portugal tinha conhecimento desde 2001 que havia irregularidades e “ fugas “ graves na dita instituição, as quais seguiu com atenção durante 7 anos, sem nunca intervir ou penalizar - o que coloca inevitavelmente o Estado em conivência passiva em todo este processo que acabou por ditar o afastamento do dito senhor pelas razões sobejamente conhecidas - continuo a perguntar:
Mas isto faz sentido ?
Fiquem bem e bom fim de semana. Até amanhã
Assinar:
Postar comentários (Atom)

6 comentários:
Passando a frente a parte "cientifica" dos cavalos e das vacas que pessoalmente não me desperta grande interesse não me parece que no caso exposto, apesar de serem numeros realmente elevados para uma indeminização, o banco o tenha feito por simpatia.Pagaram provavelmente para não se tramarem mais tarde. Toda a gente sabe que os bancos emprestam um guarda-chuva em tempo de sol (excepção ao filho do patrão que la escapou com uns milhões mais)!
Que as diferenças sociais se agravam? Absolutamente. Mas quem tem culpa?
Estamos em Portugal, portanto a culpa é de todos e não de ninguem.
Como sempre :(
Teresa, apesar de tudo, diz lá que a prosa do cavalo nao está bem esgalhada?
Quanto ao facto de merecermos o país que temos..já concordei mais com isso.O facto é que, seja quem seja que vai para o poder, mais cedo ou mais tarde...aprende com os cavalos e caga e anda também. :-)
Ora aí está uma coisa que também admiro no bichinho Cavalo – Cagar e andar… E tantas vezes uso essa expressão “cago e ando” mas como é obvio no seu sentido figurativo….
Quanto ao BCP, e caso o responsável do Banco de Portugal tenha realmente tido conhecimento em 2001 das maroscas que se estavam a passar nesse Banco….. isso sim é muito mais grave do que propriamente a reforma vitalícia do Teixeira Pinto…
E digo isto pq o BP como entidade reguladora de toda a actividade bancária nacional é sua função controlar e fiscalizar toda essa actividade. E passado 7 anos é que se digna ir a Assembleia de Republica prestar declarações sobre o sucedido…. E mesmo assim, é ele próprio que define o dia em que irá prestar essas declarações… Enfim…Lobby bancário ao seu mais alto nível… Que cambada…
Artur, quando tu questionas:
“Será que o que nos falta a nós portugueses para sermos mais produtivos e eficientes, é aprendermos algo com os cavalos ?”
Porraa….nao digas isso…porque já nos está no sangue essa capacidade figurativa de “cagar e andar” para tudo! Ninguém se mexe nesta sociedade…estamos sempre à espera que haja outro elemento mais afectado do que nos (seja ela qual for a situação) para nos manifestarmos ou simplesmente comentarmos algo..
A nossa capacidade de mobilização social não existe! Fazemos fronteira com um pais como Espanha e não aprendemos nada com eles. As únicas duas vezes que vi este país mesmo unido foram – Em 2001 a respeito de Timor e em 2004 por causa do Euro! Em mais nenhuma vez vi a capacidade de mobilização da sociedade portuguesa funcionar desta maneira…
Ou seja, foram duas situações que individualmente pouco ou nada mexem com o nossa qualidade de vida…. Realmente há qualquer coisa que anda trocada nas nossas mentes…
Beijos… Fica bem!
E já me estiquei! Este comento vale 1 euro!
LOL
LOL
PS Teimoso – já tiravas a verificação das palavras! Cachato!
"nvbrz" - achas normal, isto?!! Achas?!!! caraças....
Aproveito este comento para iniciar um movimento contra a verificação de palavras...Vou formar o meu lobby... Contra esta porcaria!!
Assinem por baixo
1. Ana F
2.
3.
Boa tarde Miudeza, pois quando falo no " cagar e andar " no sentido figurativo, quero dizer que os cavalos " nao perdem tempo com merdas " tás a ver ? Nós sim, perdemos tanto tempo com merda que até nos damos ao luxo de ler, quando a estamos a produzir ahahah. Quanto ao comento, pois gostei, quanto ao lobby que tentas criar, pois é de louvar, pois podes esperar sentada, sabes porquê ? Porque neste caso...sou como o cavalo. Bom sábado
Cá para mim, tou d'acordo contigo e com a Tarosca Maria.
Opá, eu cá na sei se é bom cagar e andar ao mm tempo - acredita que axo mais comodo sentar-me no trono lol. Além disso admiro os cavalos masé mais pelo xeiro lol.
Teres imbejidade destes gajus ?? Deus te perdoe ó Pilas... eu tinha vergonha de ser parecida com eles, acredita!
É claro que isto anda uma merda, uma cáca, uma trampa mas concordo como disse, ca Tarosca Maria, opá,quem foi que pôs estes gajus no poleiro ? Olha eu na fui, que lembro-me mto bem que nesse dia tava com o dever civico no "Cu do Judas", (não me perguntes como ele foi lá parar), e portantus, não elegi ninguem !
Como a Tarosca Maria na te respondeu qto á tua prosa do cavalo, eu axo que tu esgalhas mto bem lol ;)
Bom fds !
Pois,também nao fui eu que os coloquei lá...mas ajudei porque estou de tal forma convencido de que isto nao vai ao sitio seja de que forma seja que,quando da votação, nao consegui acertar com a minha assembleia de voto. ;-) . Seja como for, a prosa do cavalo saiu-me bem. ahahah :-)
Postar um comentário