" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Separar para reciclar ?


Não separo para reciclar. Pronto. Não sou contra a reciclagem mas sou contra termos de separar para reciclar. Pura e simplesmente porque estamos a fazer o trabalho que outros antes faziam, ( quiçá estaremos a eliminar sem querermos, postos de trabalho ) levados simpaticamente pelos bombardeamentos de publicidade e sensibilização por parte de governos, entidades e outras autoridades. Essa de porem crianças na televisão a fazerem figura de parvas, a provarem que sabem as cores amarelo, verde e azul...enfim, brada aos céus. Mas porque sou contra ? Por diversos motivos:

1 - Continuamos a pagar taxas de lixo e saneamento que e no que me toca a mim, não são tão baixas como isso;

2 - Quando vou ao ecocentro levar "tralha" - vulgo o "lixo graúdo", tipo máquinas antigas, computadores, etc - está lá sempre um funcionário que para além de nao tirar as mãos dos bolsos - deverá estar a jogar " bilhar " - não faz a ponta de um corno, nao ajuda em nada, só nos adverte por vezes grosseiramente " oh faz favor, não é nesse contentor, mas sim no outro, nao sabe ler ?" , pois temos de tirar um curso prático sobre as diversas terminologias técnicas da "separação" de materiais. Ah...e ainda pode ter a distinta lata de, se vir algo que lhe interessa, dizer, agora sim e simpaticamente, " deixe estar que eu tiro do carro e depois coloco no respectivo contentor " - Pois....o que tu queres sei eu...!!!

3 - Estamos concerteza a acabar com os postos de trabalho de quem e antigamente nos respectivos locais de reciclagem e transformação, procediam a esta triagem que agora nos cabe a nós.

E porque estaremos a acabar com estes postos de trabalho ? Sigam o meu raciocinio. A empresa onde trabalho, tem uma empresa associada dedicada ao Ambiente e que se dedica à venda de diversos equipamentos direccionados para esta actividade. Um dia e estando a apresentar numa camara municipal - nao digo qual - uns aspiradores urbanos, por sinal muito eficazes e que são operados por um unico funcionário, foi-me dito que não passariam na assembleia municipal, pois que podiam e seriam quase pela certa , se comprados, uma provavel causa de eliminação de postos de trabalho. Quais ? Pois dos varredores de rua, os chamados " almeidas ". Fiquei atónito. Ora por esta linha de raciocinio, estaremos se calhar e também a eliminar postos de trabalho a competentes trabalhadores especializados na separação de lixo...ao estarmos a fazer o serviço deles.

Assim, sou um grande amigo daqueles contentores verdes de plástico, com rodinhas, que se encontram em muitas esquinas e cantos do nosso país, pois é só lá chegar com o lixo por separar, tudo juntinho e aos molhos e tunga...lá para dentro. Os funcionários dos ecocentros ou centrais de tratamento de lixos que os separem, que é para isso que são pagos. Ou então acabem com as taxas que nos são cobradas injustamente por algo...que nós fazemos ( mas eu não...)

Qualquer dia e por este andar, ainda nos colocam ao volante de um camião do lixo, com dois dos nossos vizinhos à retaguarda, a apanhar os sacos do lixo do nosso bairro... tudo a bem do " ambiente e civilização "

Fiquem bem

2 comentários:

Ana F. disse...

Bons diass!

Também não reciclo! Embirro com "pacotes" de plasticos ; de vidro; de papelao espalhados pela casa etc etc!

Reciclem por mim que estou aqui de passagem!! Ahh poizééé!!
LOL
LOL

PP disse...

Ora finalmente encontrei alguém que pensa e age como eu. Até já duvidava da minha sanidade mental ( continuo a duvidar só que agora bem menos ) ;-)