quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Onde está a sinalização ?
Fala-se muito na sinistralidade nas estradas portuguesas. Sem dúvida que ela é evidente e devida em boa parte à falta de cuidado e consciência dos condutores...mas não só, se bem que e durante a semana, nas principais vias do país - A's e IP's - note que os condutores de uma forma geral andam mais calmos e menos armados em pilotos de corridas.
E digo "...mas não só..." , porquê? Por causa da falta de sinalização " portátil e o ocasional ", visivel e correctamente colocada.
Ontem em 808 quilómetros que tive de fazer, ia-me espetando mesmo a quatro quilómetros de minha casa, numa zona que conheço como a palma das minhas mãos e na qual " nasceu" um desvio, mal feito, mal esgalhado e sobretudo pessimamente sinalizado, numa recta em que e à hora a que foi - madrugada - e devido à ausencia de tráfego, se faz é certo com alguma rapidez. Quem é que imagina que no meio de uma recta com cerca de 2,5 quilómetros,sem qualquer iluminação e sem qualquer sinalização prévia luminosa ou reflectora, apareça uma " rotunda portátil" ? Ninguém, ninguém imagina ou adivinha e não fossem os reflexos rápidos que ainda tenho - apesar do cansaço - e o facto de em situações idênticas manter o sangue frio, tinha-me espetado com alegria e com consequências que nem quero imaginar, num bloco de cimento, colocado no eixo da via, com um timido sinal vertical a indicar que tinha " nascido" ali uma "rotunda portátil".
Porque se alguém se espeta naquele sitio, uma coisa é certa: a entidade responsável pela má sinalização, não assume responsabilidade alguma e o condutor, se sobreviver sem mazelas, é acusado de falta de cuidado e irresponsabilidade.
E como este, há muitos neste país á beira mar plantado.
Fiquem bem e até amanhã.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

4 comentários:
Sabes quanto custa um pino ou uma sinalização para avisar de rotunda provisória ou outra coisa qq?!!
È muitaaa caroooo paaa!
;-)
Metem nojo estes tipos... enfim!
Pois acredito que seja mesmo, então um pedaço de betão para um gajo espetar lá com a cornadura, mais caro é ainda.
Não metem nojo nada, gostam é de adrenalina nas estradas. ;-)
E para que nao restassem dúvidas, passei hoje lá no local do crime com o meu filho mais velho...que nem se acreditava no que os olhos estavam a ver. ;-)
O kinteressa é ke na lixaste a cornadura - do mal o menos !
Bjs
Postar um comentário