" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dave Matthews

Na passada sexta feira vim a ouvir Dave Matthews no carro e é sempre um prazer ouvir o "animal". Tenho por DaveMatthews e pela sua música um carinho e gosto muito especial, por diversas razões que me escuso aqui e agora de comentar.

Fui em Maio do ano passado com a  familia, assistir ao concerto da Dave Matthews Band que era obrigatório para todos os apreciadores do género - jazzrock/acústico - pois que o Dave recusou-se durante muitos anos a dar concertos fora dos Estados Unidos sendo que na sua volta pela Europa no ano passado...veio a Portugal. Bom, direi que a minha expectativa era imensa por um lado por poder assistir e ouvir ao vivo este músico que considero excelente, acompanhado por músicos tão excelentes quanto ele, e por outro lado com um certo receio de que o concerto nao me enchesse a alma, pois algumas vezes os concertos nao fazem juz, à qualidade intrínseca do artista. Mas o Dave revelou-se aquilo que é na realidade: um grande músico que consegue em palco, não só colocar a multidão ao rubro, acompanhado pelos belissimos executantes que fazem parte da banda - um baterista de estrondo, um violinista completamente passado ( no bom sentido ) dois homens nos metais - saxofone e trompete - de muita qualidade, sendo que o elo mais fraco, no meio de tanta qualidade, era o homem das teclas...(mas tomaram muitos) e um viola baixo que tinha mesmo que ser muito bom - e era mesmo muito muito bom - e por ele próprio - um viola acústica de grande gabarito - em que não ouvi uma nota fora do sitio, e em que os trechos apresentados foram executados tal qual estão gravados, o que é muito, muito raro, sendo mais longos e com algumas variantes para deleite de quem ouviu. Para além de um Pavilhão Atlãntico repleto de gentes de todas as idades, a simplicidade, simpatia e calma do Dave, aliados à sua música e execução de excepção, mantiveram solidamente uma audiêncuia frenética durante 3 horas e meia de espectáculo só de Dave Matthews. E atenção que ouvir Dave Matthews não é fácil. É preciso reparar nas nuances e "pontas soltas" que os instrumentos vão deixando durante a música e isso é que é especial. No todo, um concerto que tão cedo não esquecerei, nem eu nem quem comigo partilhou esta experiência.

Dave Matthews é aquilo que é: um dos grandes músicos actuais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisas de vir à capital para ouvires boa musica, neh?!!

;-)

Aproveito para mandar dois besitos ao cardozo! Um xi ao Rui! E ...uhm... pronto... um aperto de mão ao Nuno Assis.

PP disse...

Preciso o quêa ? Mas olha lá, oh serigaita...mas tu sabes lá o que é boa música.Tssstssstsss...!!! Cá para mim oubes Mickael. ahahah!!!