" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

domingo, 2 de março de 2008

Far West da Europa


Não nos pode passar ao lado a corrente onda de violência que está a assolar desde já há algum tempo, este país à beira mar plantado.

Os últimos incidentes violentos - e alguns mortais - que só neste fim de semana aconteceram tanto em Lisboa como no Porto - para além de todos os outros que já vêm desde há meses atrás - fazem-nos pensar e ter receio de andarmos por aí em aparente sossego.

Uma senhora de 30 anos, foi abatida a tiro em Sacavém, quando tentava resistir ao carjacking de que foi alvo; uma discussão à porta do Bela Cruz no Porto - tantas vezes estudei no Bela Cruz - acabou com uma bala alojada no cérebro de um segurança, já ao nascer do dia.

Poderiamos dizer que a senhora deveria ter entregue o carro e nao reclamar. Mas naturalmente a primeira reacção que temos, é defendermos aquilo que é nosso - é a mesma coisa que alguém querer resistir nas mesmas circunstâncias, ao rapto de um filho por parte de outrém - pois que nunca contamos que o agressor esteja munido de uma arma e que gratuitamente dispare um tiro à queima roupa.

Porque para além de nao nos podermos sentir seguros, ficamos apreensivos sobre a segurança dos nossos filhos que, ao quererem distraírem-se e confraternizar com amigos num qualquer bar ou discoteca, arriscam-se sem saber nem como nem porquê, a verem-se envolvidos e quiçá resultarem como vítimas de uma briga qualquer com a qual nada tiveram a ver.

E o pior de tudo isto é que não vemos que sejam aplicadas aos agressores - quando apanhados - penas em conformidade da situação de dor e perda que causaram não só às vítimas como às suas familias. Num país em que a pena máxima vai somente aos 25 anos de cadeia - quando são aplicadas - e em que os criminosos por artimanhas de bom comportamento e outras tantas amnistias, vêm reduzidas essas mesmas penas para prazos perfeitamente inaceitaveis, não nos podemos mesmo sentir em segurança.

Porque afinal, isto é mesmo um país do "far-west" da Europa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Há piores Pilas mas como bem dizes, é cá ke estamos, é cá ke temos ke enfrentar os problemas.
Como te dizia á tempos, tenho poucas esperanças nesta "coisa" dita País civilisado prk, ou por falta de gente com "tomates" ou por falta de meios ou o raio ke o parta - a selvajaria irá continuar e segundo previsões de kem sabe, para pior.

É o País ke temos. Por mim axo ke já dei o ke tinha a dar. Não perco mto tempo com esta gangada.
Como diz o velho ditado "Num País de cegos, kem tem olho é Rei" ó Rainha, pois ta claro :)

Beijokasssssssssss

PP disse...

Pois...mas apesar de já teres dado o que tinhas dar...continuas insegura e preocupada, ou não oh Pesserinha?

Anônimo disse...

Epá... seilá!!!! Preocupada é o meu verbo e estado natural como bem sabes ;) Insegura... ?? Olha filho, se me derem um tiro na mona ja na sinto nada hehehehe ;)

Ana F. disse...

Eu conheço o Diogo! Vi-o crescer na minha rua!
Na passada sexta feira foi baleado na cabeça no parque de estacionamento do Oeiras Parque e agora está na UCI em coma com a bala alojada na cabeça, na duvida se fazem ou nao intervenção cirugica...

Teve o azar de estacionar o carro dele ao ir trabalhar perto de um carro que estava a ser assaltado no momento em que o Diogo saiu do trabalho (Loja Sportzone do Oeiras Parque)....

Quando nos toca com alguem que conhecemos..... enfim....

Ana F. disse...

Soube quando cheguei hoje a casa que o Diogo tinha falecido! Não aguentou...







METE-ME NOJO! METE-ME COMPLETAMENTE NOJO OS POLITICOS QUE TEMOS NESTE PAÍSE, QUE APÓS O SUCEDIDO NO ULTIMO FIM DE SEMANA, REUNEM SEGUNDA FEIRA (PARA FAZER FUROR, NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL) E NAO RESULTA PORRA NENHUMA DESTAS REUNIOES DE MERDA

QUE SE FOD** MESMO!

Ninguem se apercebe daquilo em que nos estamos a transformar...

Quantas mais, iguais a estas é necessário acontecer para que alguem actue?!!