Fiquei ontem a saber que existem em Portugal, familias que acolhem nos seus lares, pessoas idosas.
É como adoptar uma criança, só que com idosos as coisas são bem mais complicadas e só por isso tiro o chapéu a tais familias. O mais interessante em tudo isto é que no norte do país existem 1200 familias de acolhimento ,enquanto que no sul existem somente 7.
Para que eu ficasse ainda mais parvo, a Segurança Social não vê este assunto como uma prioridade que deve ser tratada como tal e incentivada.
Cada familia recebe por idoso acamado, cerca de 620 euros mensais, sendo que a maior parte deles não estão nessa situação de estarem presos a uma cama.
Pergunto pois: será o o norte deste país, apesar de mais pobre na sua globalidade, bem mais generoso e humano que o sul?
Fica a questão e o aplauso para estas familias e pessoas extraordinárias.

3 comentários:
Pois é... também li o mesmo artigo recentemente e aliás foi tema de conversa no café com os amigos... surpreendentemente todos nós acabamos por partilhar a mesma opinião... Acho que nos tempos de hoje as pessoas não ligam NADA às pessoas de terceira idade... Aliás a maior parte delas encontram-se em "lares" (se é isso que lhes podemos chamar) em condições míseras e mesmo que se queira um lar com as mínimas condições paga-se um balúrdio...
É de admirar as pessoas que os acolhem e valorizar o facto de se preocuparem com eles...
Os meus parabéns...
Bjinhux Miuda Flor**
És uma querida, Miúda Flôr.Bjinhux
Essa diferença de número de familias , entre o norte e o sul, que acolhem pessoas de 3ªa idade nas suas casas, será por séria generosidade ou por "contas que fazem à vida" ?
Quero acreditar na primeira razão.
Cláudia
Postar um comentário