" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Andar de mota

Existe na maioria dos condutores portugueses uma aversão terrível aos utilizadores de veículos de duas rodas, sejam eles motas ou bicicletas.

Como fui utilizador de mota durante muitos anos e sou ciclista aos fins de semana, falo com conhecimento de causa, tanto na óptica do automobilista, como na óptica dos utilizadores de veículos de duas rodas, neste caso específico das motas.

Obviamente que existem todos os tipos de motoqueiros: os parvos e os conscientes. Falo somente dos conscientes, pois que esses merecem a atenção e respeito dos automobilistas.

Na estrada, pois o comportamento deve ser igual a um automobilista, pois que não existe necessidade de se fazerem acrobacias malucas, que podem pôr em causa a segurança não só deles próprios como dos outros utentes da via.

Em cidade e no meio das intermináveis filas de transito, pois e para além dos cuidados redobrados que os "motoqueiros" devem ter - no fundo "arriscam-se" a bater caso não sejam rápidos e determinados nas suas movimentações - também por parte dos automobilistas deverá haver atenção e um certo facilitar a vida a quem anda de mota.

Quando estou em filas, pois estou sempre atento aos meus retrovisores e sempre que vejo um " colega " de mota, facilito-lhe sempre a vida, pois se estou parado ou a andar a 5 à hora, não o obrigo de forma alguma a passar pelo tormento que eu passo e quase sempre obtenho um simpático aceno de mão a agradecer. Para todos os efeitos, se andam de mota, é para se despacharem, tal qual eu fazia quando andava montado na minha saudosa Suzuki, sabendo contudo os riscos que corria caso nao fosse determinado e rápido naquilo que fazia.

E um gajo numa mota, se fôr rápido e determinado em cidade nas filas de transito, raramente causa acidentes, basta ver o índice de acidentes em cidade causado por motas: baixíssimo.

Causam mais acidentes os automobilistas "xicos espertos" que ziguezagueiam de uma faixa para a outra sem dar sinal e sem o minimo respeito pelos outros, do que um gajo de mota que a maioria das vezes, quando damos por ele...já passou.

Um bom dia

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe, mas na minha opiniao este texto é totalmente inconsciente!

Principalmente porque quando afirma,
"Falo somente dos conscientes, pois que esses merecem a atenção e respeito dos automobilistas"...

São justamente este tipo de motoqueiros, que nunca se fazem notar. Um condutor nunca sente a passagem nem presença deles.

Por isso devia falar dos motards que "ziguesagueiam" os carros em andamento e os quais são tao inteligentes que nao sabem distinguir a direita da esquerda ...porque onde exista espaço eles ultrapassam!

Piloto

Anônimo disse...

Ah caro Piloto, nunca andou de mota na cidade, pois não ? É que e pelo meu lado, quando andava, também ziguezagueava no meio das filas de transito, da esquerda para a direita e vice-versa e sempre fui consciente do que estava a fazer e nunca causeinenhum acidente, nunca o tive e nunca levei buzinadelas.

Isto de se falar só na óptica do automobilista,é fácil e confortável.

Um abraço para si, Piloto ( que nao sei quem é, mas os blogs são isto mesmo )e obrigado por ter aparecido.

PP