" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Viajem cá dentro !!!



Vou hoje aqui defender uma tese que me é cara: o viajar e conhecer o nosso país !

Faz-me imensa confusão quando, falando com pessoas que viajam por esse mundo fora, me apercebo que sendo grandes viajantes, - ou pelo menos assim pretendem dar essa impressão - a maior parte deles nunca dedicou parte do seu tempo e orçamento de viajens para conhecer Portugal como deve ser. Quando lhes pergunto tipo " já foi ao Douro , Tras-os-Montes ou Beiras " ( não incluo Alentejo e Algarve pois são sítios "chiques" que "devem ser visitados" ) a resposta na sua grande percentagem é " ...não, nunca..."!

Desculpam-se sempre com a mesma teoria: " ah, para conhecer Portugal há sempre tempo...", mas o certo é que...nunca o chegam a conhecer.  A ânsia - por vezes inusitada - em querer ir para fora, em viagens de "alta densidade e velocidade" - visitar muito em pouco tempo - em que muitas vezes nem sequer têm tempo para "apreender e absorver" os locais e as gentes, faz-me muita confusão e revela um "novo-riquismo" e espirito de " Chico Esperto", que me causa comichões !

Não consigo entender, sinceramente que não. Gastam-se por vezes "pequenas fortunas" em viagens de "sonho"  - ou assim parecem - e por muito menos aproveitavam para conhecer os muitos locais bonitos que este país tem para oferecer.

Porque para além dos locais, Portugal tem a gastronomia excelente de Norte a Sul, de Este a Oeste - para mim a melhor do mundo - tem as pessoas, os costumes e hábitos, que variam sobremaneira de região para região e isso  é a nossa verdadeira riqueza enquanto país: a diversidade tão grande num país tão pequeno.

Gosto imenso do nosso país, tenho a felicidade de o conhecer relativamente bem mas acreditem que muito me falta para conhecer. Quer em termos de território e paisagens, gentes, hábitos,  costumes e a gastronomia - o meu ponto fraco . 

Para quem viaja muito lá por fora e não conhece Portugal devidamente, façam um favor a vocês próprios: Viajem cá dentro ! Acreditem que é um favor que estão a fazer, não ao país, mas a vocês próprios !

Nenhum comentário: