Parabéns à dupla Echavarri-Paz, pela medalha de ouro obtida na classe Tornado, em Vela. Em 2012 esta classe nao entrará nos JO's. Foi considerada durante muito tempo a "formula 1" da vela ligeira. Um Tornado pode atingir cerca de 30 nós - 56 kms/hora.
Para além disto, os "nuestros hermanos" conseguiram uma medalha de prata nos 49er, sendo este barco - um skiff - para mim e hoje o verdadeiro formula 1 da vela ligeira, - monocasco - se não contar com o "skiff" 18ft.
O país mais medalhado na vela, foi sem surpresa para mim Inglaterra, com 4 medalhas de ouro, 1 de prata e uma de bronze, para um total de 6 . E nao fiquei admirado pois que tive oportunidade de praticar vela em Inglaterra, mais propriamente em Londres - num dos depósitos de agua que abastecem Londres, um "lago enorme", no Queen Mary Sailing Club - e o espirito competitivo, tenacidade e dedicação com que os ingleses fazem vela - mesmo num simples mas enorme depósito de água - é algo que me espantou mesmo. Lembro-me que, quer chovesse, nevasse, ou fizesse sol, a frota imensa de barcos de todas as classes ia para a água, onde se disputavam regatas a feijões de " tudo ao molho e fé em Deus " - isto é, todas as classes misturadas entravam na regata - e o ambiente era simplesmente soberbo. Portanto nao me admira nada que Inglaterra tenha levado 6 medalhas no total.
Onde ficaram os portugueses na vela?
Nos 470, ficámos em 8º lugar ; nos 49er em 11º ; nos Laser em 4º ; em RS:X, 11º ; nos Star em 8º.
Tendo nós um país com condições excepcionais para a prática da modalidade - não nos falta mar nem vento - e sendo que alguns dos velejadores que lá se deslocaram fazem da vela a sua vida, fico admirado com tais resultados. Porque se for comparar o mar de Leixões - o que conheço melhor e muito exigente - ou o dificil rio Tejo, ou o mar do Algarve ou qualquer "pocinha de água" que tenha vento neste país de "marinheiros", - ao depósito de água inglês, só posso tirar uma conclusão, quiçá precipitada:
Falta-nos o apoio e visibilidade necessárias para a modalidade e isto será para mim a principal causa - decorreu em Leixões há duas semanas atrás e pela segunda vez, o campeonato do Mundo de Vauriens e só soube isto porque um antigo amigo meu e ex-companheiro de "mar", me disse ao telefone; não vi nada nem na televisão, nem nos jornais.
E falta-nos também alguma garra.
Porque acho que temos velejadores com qualidade neste país - alguns já campeões do mundo - falta-nos é aquele " bocadinho mais ", tipo Danoninho.
Parabéns aos ingleses e parabéns aos "nuestros hermanos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário