terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Carripanas
Sempre defendi que o melhor automóvel é aquele que não me dá chatisses, sendo que e seguindo esta variável, não há melhores automóveis que outros, pois que dentro da mesma marca e dentro do mesmo modelo, muitas vezes sai-nos um exemplar bom e passsados uns anos..apanhamos com um mau pelas trombas, ou entao o nosso não nos dá problemas e o do vizinho, igualinho ao nosso, farta-se de dar chatisses.
Afortunadamente ou não, passaram-me pelas mãos diversas marcas de carros sendo que uma marca sempre se destacou pela ausência de problemas nos modelos que tive...ou que os meus pais tiveram: a Citroen. Desde dois CX's, passando por um Mehari, um Dyane e dois AX's nenhum destes modelos foi alvo de qualquer problema, sendo que era somente meter-lhes gasolina e estava a andar. Mais ainda, tive um Lancia Y10, que na altura toda a gente dizia que dava problemas e o meu...népias, nunca me deu nenhum.
Porque estive ligado profissionalmente à Citroen e à Renault, nao significa que seja cego e que nada veja do que se passa nas outras marcas. Sempre tive pelos construtores japoneses uma grande admiração - Honda, Nissan, Toyota e Mazda - e actualmente os Sul Coreanos estão a dar cartas tanto nos produtos que oferecem, qualitativamente bons, com prazos alargados de garantias - o Kia C'dee tem 7 anos de garantia - e que em nada se envergonham perante o resto do pelotão. Evidentemente que tenho de referir as marcas alemãs, por muitos consideradas os top dos top - não para mim - que teem na BMW , Mercedes e Audi os seus melhores embaixadores, as marcas italianas - os reis do design - e que estão nesta fase a melhorar os seus produtos na sua generalidade, e as saudosas marcas inglesas que hoje mais nao são do que "departamentos" das grandes marcas europeias - Ford, VW e BMW.
Gostaria de deixar aqui uma breve súmula dos carros que tive e dos quais guardo saudades:
Renault R4L - o que eu fazia com uma R4....
Saab 95 V4 - a minha arma contra o pelotão dos Datsun 1200;
Honda Civic 1.2 1ªgeração - uma pequena bomba de 4 rodas;
Volvo 144 S - o primeiro tracção atrás;
Citroen Mehari e Citroen Dyane - pelo gozo que davam;
Citroen CX 2.500 GTI - um senhor de conforto e eficácia;
Peugeot 504 2.1D - a melhor caixa de velocidades que me passou pelas mãos;
Lancia Y10 LX - Bem equipado, bem acabado e mexia-se bem;
Citroen AX GT - ...vrummm..já passou...!!!
Renault Clio Williams - ....vrummm...já passou...!!! ;
...estes entroutros que me deram muito gozo (Porsche, Jaguar, BMW, Ferrari). Aliás qualquer carro me dá gozo: basta ter 4 rodas e que ande para a frente, pois que pode ter a certeza que fica " exploradinho" até ao tutano.
Só os carros do meu amigo Toninho é que, nas minhas mãos, deixam peças pelo caminho, devido á forte deslocação de ar das velocidades atingidas. Mas a culpa não é minha.
Fiquem bem
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário