" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O mal dos blogues sem nexo

Há uns dias conheci um blog ( fui lá parar por links que fui seguindo noutros blogs )   - e que por uma questão até de respeito por todos os poucos que me lêm, até me escuso de dizer qual é - em que os seus membros ou utilizadores revelam a mais elementar falta de respeito uns pelos outros, utilizando um espaço que até poderia ser interessante em termos de lazer, passagem de tempos livres, salutar galhofa e entretenimento, para descerem ao seu mais baixo nivel de má educação , insulto e até de má formação.

Fiquei atónito, pois que sinceramente não esperava tal verborreia de insultos e picardias gratuitas que a meu ver ultrapassam de longe a mais elementar maneira de se saber estar , seja onde for, mesmo na internet. Obviamente que nem todos alinham pela mesma tarimba...mas mesmo assim, fico surpreso.

É triste quando vemos que as pessoas, utilizam a internet  para tais desaforos e pior ainda, para despejarem as suas raivas, complexos, manias, traumas, etc. Só admitindo estas permissas poderia eventualmente compreender o espaço em si, mas há limites para tudo.Há realmente pessoas muito mal formadas e pior ainda, pessoas que ao vivo se calhar querem ser entendidas e vistas como exemplos " da sua rua", mas que lá, demonstram bem o barro com que foram moldados. 

Mas pelos vistos e segundo aquilo que consegui entender, aquilo é mesmo assim: quem fôr o mais insultuoso , mais mal educado e sem as mais elementares maneiras de saber estar e do bom senso...é o rei da daquela mixórdia. 

Nao sou moralista, antes pelo contrário, quem me conhece sabe que sou tolo que baste...ou mesmo muito doido, mas há limites para tudo na vida.

17 comentários:

Anônimo disse...

Admira-me que te admires.

A internet é um mundo que, tal como o mundo real, inclui todo o género e gosto de pessoas.

Ou se gosta ou não se gosta. Ou se dá importância ou então nem vale a pena perder tempo com elas.

Eu cá não perco tempo com coisas ou pessoas que nada me dizem.

"Lighten up" man.

Teresa

PP disse...

Admiro admiro. Sou para o crédulo. E fico sem jeito perante tais coisas.

Penso que é tudo uma questão de formação e de respeito.

Anônimo disse...

toc! toc! posso? (sapatinhos limpos no tapete) obrigado, já vou entrando...

ora bem, xôr "P&P admirado", já ouviu dizer que nem tudo o que parece, o é?

e seu eu lher deixar aqui um par de beijos bem repenicados e um outro qualquer alguém, que não nos conhece de lado nenhum, ler o que aqui escrevi, o que vai pensar?

1)que somos...coiso?
2)que não somos...coiso?
3)que podemos vir a tornar-nos...coiso?

(riscar o que não interessa)


pode, portanto, pensar uma diversidade de coisas com a certeza porém de que não sabe qual delas é a correcta...porque não nos conhece....e não sabe que um par de beijos entre nós é algo 10000000% inócuo, não passando de uma "inocente" (as aspas só aqui estão porque vocemecê de inocente não tem é nadinha, eh eh eh)brincadeira, if you know what I mean...

(quer dizer, agora já sabe porque eu acabei de o dizer...)

por isso, deixe-me só perguntar-lhe (mesmo sem saber a que belogue se refere):
- conhece as pessoas (todas ou a grande maior parte) que nele comentam?
- sabe que relacionamento possuiem na vida real? (se se conhecem, se são amigas, colegas de trabalho, familiares, etc...)
- faz ideia, por acaso, em que âmbito, enquadramento e realidade tais "falta de respeito, verborreias, picardias, insultos, desaforos" são esgrimidas(os)?

não conhece, pois não?
não sabe, pois não?
não faz ideia pois não?


mas vocemecê também se transtorna por cada coisa, virgem santíssima,...agarre-se a um belo tinto e deixe lá a mixórdia dos outros sosegadinha...


beijinhos para si

ff



(olha, acabei de comentar no passaripilas...nem me tinha apercebido de onde estava ;-) )

PP disse...

Olha olha quem ele é...!

Primeira constatação que muito bem dizes: de inocente nada tenho, nunca tive e nunca terei. Mas tenho tanto de falta de inocencia como de respeito pelas mais elementares regras da boa educação, da cortesia e de se saber estar.

Repara, nao faço ideia alguma se as pessoas do dito blogue se se conhecem ou não, - mas como em todos os blogues, se calhar até nem se conhecem todos - não sei se são intimas ou não,nao sei nada de nada sobre as relações reais que essas pessoas possam ou nao ter. O que sei é que e antes de postar esta minha opinião, fiz o seguinte exercicio mental:

Deixa-me imaginar estar num blogue, com conhecidos e desconhecidos e se por tal caracteristica - especialmente no que toca os conhecidos - eu chegaria ao ponto de:

insultar gratuita e ordinariamente fosse quem fosse;
deixar-me insultar gratuita e ordinariamente, fosse por quem fosse, nem que fosse o meu melhor amigo...

...e devo-te dizer, que isso nunca aconteceria.

Dou-te outro exemplo até mais real e plausivel: tenho nas minhas amizades reais um amigo,que quando nos pegamos a sério em discussões - seja em minha casa ou na dele - enfim, as coisas correm bem para o torto e quando digo que correm para o torto, correm mesmo.

Sabes porque nunca correu mais do que para o muito torto ? E porque continuamos amigos ? Porque sempre soubemos onde estavam as fronteiras da educação e do RESPEITO, mesmo quando estamos completamente fora de nós.

Será que se discutissemos através da internet seria diferente? Não, não era, as coisas seriam tal e qual o são ao vivo.

É isto que faz a diferença, entendes? Assim, nada justifica para mim, o que eu vi por lá nesse blogue.

E olha lá, os nossos beijinhos de que tanto falas - e que pelos vistos tens saudades senão nao falavas neles - nunca incluiram faltas de respeito, insultos, e outras coisas que tais. Pelo menos nunca notei isso.

Só mais uma coisa, essa de só no fim de tudo te aperceberes onde estavas a comentar, é grave. Não vai mais vinho para esse lado da mesa.

Toma beijinhos, já que gostas tanto deles. ;-)

Anônimo disse...

Boa noite. Sou uma blogueira por natureza, isto é, nao tenho blogs mas passo a vida a ler blogs e à procura de blogs interessantes para ler. Este é um deles. Parabéns ao PP, aos temas que aqui apresenta e à sua forma directa e contundente de escrever. Fiquei adepta.

Lendo o que li nestes post e comentários, só direi o seguinte:

Independentemente de onde se está, como se está, a forma como se comunica, da intimidade ou não que as pessoas possam ter umas com as outras, independentemente dos traumas, complexos, raivas e outras coisas que foram mencionadas, o dever de respeitar e o direito de ser respeitado, é incontornável numa sociedade que se deseja saudável. E aquele espaço - consegui lá chegar com muita paciência - de sáudavel nada tem, a não ser a hipotética boa saúde que se obtém (???) ao descarregar-se a adrenalina e dores de alma - ou de corno - a dizerem-se disparates uns aos outros. Para isso, mais vale ir a um bom psicólogo ou a um psiquiatra. Ou então praticando desporto, para gastar tanta energia patética.

Andei a "escarafunchar" qual doida, a partir dos links que este próprio blog tem e depois de perder algum tempo, penso que dei com o dito blogue que e por respeito à decisão do "proprietário" deste espaço, escuso também de mencionar.

E realmente o que por lá li - e li muito, acreditem que li muito - não há a meu ver justificação para tanta idiotice. Para mais e segundo entendi, partindo de pessoas adultas e se calhar com responsabilidades educativas e de formação para com outrém, nomeadamente os seus filhos, se é que os têm. Nao devem ter concerteza.

No entanto não fiquei nada "incomodada" com aquilo que li, - palavrões e ordinarices todos nós os sabemos desde pequeninos e também a mim me escapam da boca para fora quando menos espero - fiquei sim espantada em ver que nesse espaço, é antes de mais uma forma de estar gratuita e infantil com a qual nao me identifico e que julgo qualquer pessoa bem formada, nao se indentificará também.

Mas também, só lá está quem quer e quem se sente bem no meio de tanto disparate e como bem diz o PP, de tanta mixórdia.

Cada um sabe de si.
Boa noite

Cláudia Santos - Lisboa

Anônimo disse...

meu caro P&P,

O exagero que abunda nesse blog é o alibi para a sua própria culpa.

Os limites que ali são reiteradamente ultrapassados, são a prova provada de que aquilo não é o que parece.

O realismo que tu pretendes colar-lhe é o maior erro que a análise que fazes ao que lá é escrito possui.

Ali os insultos não o são e as discussões não passam de que mero exercício de provocação.

O que ali é escrito é uma pura idiotice? é sim senhora.
Um salutar idiotice.


É difícil entenderes isso, P&P?

abracinho e um muito bom dia para si,

ff

PP disse...

Bom dia Cláudia e seja bem aparecida. Grato pelo seu comento e disponibilidade de escrita. Fica aqui somente a dúvida de estarmos ou nao a falar do mesmo espaço blogueiro. Mas pelas suas palavras, vale o que vale também.

Bom dia FF, caso nao tenhas reparado, a minha tese nao se baseia no comprender ou não, mas sim no aceitar ou não. Compreendo muito bem a existência do tal blogue, nas permissas que indicas.

Mas uma coisa é compreender e tentar perceber o porquê daquilo tudo, outra é aceitar.

E para se aceitar ou não uma determinada coisa, comportamento ou atitude, é primeiro necessário compreender o porquê. Ninguém aceita ou não seja o que fôr, sem primeiro tentar compreender esse mesmo seja o que fôr.É uma regra simples mas muito eficaz.

E eu compreendo tudo na vida - ou quase tudo - mas nao aceito determinadas coisas. A falta de respeito é uma delas, seja em que circunstância seja. Será difícil tu entenderes isto ? Penso que não.

E como bem reparaste e se leste o meu post bem lido, refiro e passo a citar-me " Obviamente que nem todos alinham pela mesma tarimba... ". Leste ? Nao leste ? Então lê novamente.

Se os membros que frequentam tal espaço de "salutar idiotice" como lhe chamas, se sentem felizes por isso, quem sou eu para lhes tirar tamanha felicidade. Mas repara somente em mais uma coisa: o problema nao está na idiotice da coisa, está na falta de educação e correcção da mesma, nada mais. Um gajo pode ser idiota e dizer idiotices, sem insultar os parceiros ou lhes faltar ao respeito. Mesmo que os pretenda provocar. E essa de um insulto nao ser um insulto - seja onde for - então vives num planeta diferente do meu. Vives numa outra galáxia, mais avançada que a minha sem dúvida.

Mais nao fiz neste meu post, que expressar a minha livre opinião.

Tem um bom dia também.

Anônimo disse...

P&Pzinho,

Se quiseres perceber que a "realidade" que ali encontras é suportada numa outra, essa sim, verdadeiramente real e construida por amizades cimentadas e total aceitação pelas partes de que no tal blog tudo (mas mesmo tudo) pode lá ser arremessado, então entendes o cerne da coisa.

Se não, olha, não sei que te diga mais.

E não levas beijos, prontos!

ff

PP disse...

Nao há duvida que fazemos parte de outra galáxia, pois pelos vistos o meu português nao é entendivel por ti. Deves estar já a viver no possivel novo acordo ortográfico, sem dúvida.

Eu disse que "percebo" ( understand, comprend, capisco , entiendo, begrijp, verstehen Sie, поймите, 理解しなさい ).

Mas não " aceito " ( accept, accepte, accetti, acepte, keur goed,nehmen Sie an,примите, 受け入れなさい ).

Fiz as traduções das palavras em 8 linguas diferentes, pois assim se calhar nao te restem dúvidas.

Penso eu de que.

Anônimo disse...

Boa tarde. Agora ri-me com as traduções.

Cláudia

Anônimo disse...

P&Pzinho,

Afirmas tu:

"...a minha tese nõo se baseia no comprender ou não, mas sim no aceitar ou não. Compreendo muito bem a existência do tal blogue, nas permissas que indicas.

Mas uma coisa é compreender e tentar perceber o porquê daquilo tudo, outra é aceitar.

E para se aceitar ou não uma determinada coisa, comportamento ou atitude, é primeiro necessário compreender o porquê. Ninguém aceita ou não seja o que fôr, sem primeiro tentar compreender esse mesmo seja o que fôr."


Pergunto eu:

Se primeiro afirmas peremptóriamente que compreendes, depois dás a entender que não aceitas e ainda dizes que para aceitar é necessário primeiro compreender....então tu compreendes o quê, e o que é que não compreendes, e o que é não aceitas, que ainda não entendi o que é?

É que, ou compreendes...ou não compreendes.
E se compreendes o que está por detrás do conteúdo do blog parece-me elementar que aceites que ele exista.

Agora podes não gostar do tipo, do género, da ideia, do estilo etc...

Pois se, por absurdo, todos gostássemos de Volkswagens a Renault bem podia fechar as portas.... ( ;-)



Digo e repito: fazeres um juizo sobre o blog sem conhecerses tudo o que está por detrás da sua existência, as regras sob as quais se rege, etc...vai-te levar a construires uma opinião coxa sob o que lá se diz e a forma como se diz, pois apenas se baseia na parte que se te apresenta, parte essa que pertence a um todo que tu desconheces.


Só isso, nada mais.

ff

PP disse...

Nao aceito as faltas de respeito, só isso.

Seja o que seja que esteja por detrás do blog, as pessoas, o seu nivel de intimidade, os conceitos, ou a razão de existir do mesmo.

O compreender para mim, nao implica automaticamente e de forma alguma a obrigação de aceitar.

Posso compreender a razão de uma pessoa ser diferente de mim ou que tenha comportamentos e atitudes diferentes das minhas, mas essa compreensão nao implica que tenha de forçosamente de aceitar essa pessoa. Compreendo que seja como seja por diversas razões e/ou circunstâncias, mas nao sou obrigado a aceita-la ou a dar-me com ela, por muito que compreenda as suas circunstâncias ou forma de ser.

Posso compreender - ou tentar compreender - que e por exemplo neste país, as coisas andem como andam, mas nao aceito de forma alguma. Mas aqui sou obrigado a calar-me e a pseudo-aceitar - porque sou comodista - ou então emigrava e punha-me am mexer daqui para fora.

Queres outro exemplo ? Eu dou-te. Quantas vezes nas empresas podemos compreender determinado tipo de atitudes da administração - muitas vezes com a justificação do "próprio bem para a empresa " - mas nao aceitamos, especialmente quando nos toca na pele ou directamente num grupo de trabalho que chefiamos, e aí temos três soluções:

Ou nos vamos embora ( o que já fiz pelo menos em duas empresas );

Ou mostramos o nosso descontentamento directa e inequivocamente a quem de direito; ( faço isto amiúde )

Ou "pseudo-aceitamos", pois nao queremos perder o nosso ganha pão e sujeitamo-nos, mesmo nao aceitando.

Na minha realidade profissional, em que sou empregado de uma empresa, mas tenho sob a minha responsabilidade uma unidade de negócio e chefio directamente um grupo de 10 pessoas, faço-os compreender ou que tentem compreender diversas tomadas de posição e atitudes profissionais que tenho de ter. Isso nao significa que aceitem e se nao aceitam, têm na mesma as 3 hipóteses que disse acima: ou se despedem ( o que já aconteceu ) ou fazem-me sentir directa e inequivocamente o seu desagrado, ou então...pseudo-aceitam porque querem manter o seu posto de trabalho. A vida é dura.

Queres outro exemplo ? Eu dou-te. Posso compreender o que está por detrás de um gajo do Islão que se auto-sacrifica em prol daquilo em que acredita, - nem que seja a estupidez do seu extremismo - matando uma serie de pessoas num acto kamikaze, mas nao aceito.

Compreender todas as envolventes de determinado processo, comportamento ou ciscunstância, pode-nos levar ou não a aceitar seja o que seja.

Anônimo disse...

"Nao aceito as faltas de respeito, só isso."

Muito bem. Só que aquilo que tu inferes como falta de respeito no que lês no blog, quer queiras quer não, não-o-é.

Não o é! Não o é! Não o é!
1000xNão o é.

Aquilo é tão somente idiotice, picardia, parvoíce, palhaçada pura, meu caro P&P. Nada mais.

Noutro blog, na tua empresa, na minha empresa, na vida real poderá sê-lo. Mas naquele blog, não-o-é.

Era só isso que eu gostava que entendeses e aceitasses.

Que aceitasse que pode existir algo que, por muita confusão que te faça, é diferente do comum.

Terminando, aquilo é tudo menos o que possa aparentar ser.

ff

PP disse...

Leva lá a bisculeta,mas nao aceito. 1000000000000 x, nao aceito.

Respeito os teus argumentos e pontos de vista, mas nao os aceito.

Anônimo disse...

Já tenho uma, 'brigadinho. Fica lá tu com ela. Ah, como eu adoro esgrimir opiniões com vocemecê.

Um abraço

ff

PP disse...

Olha...estava a ser generoso contigo. Nao queres a bisculeta, tudo bem.

E como bisteisdes - uma frase maiata - trocámos "galhardetes" de forma civilizada.

Também outra coisa nao seria de esperar...penso eu de que.

Anônimo disse...

Filhos com banho tomado, jantar no fogão, companheiro por chegar e um saltinho aqui a este canto simpático.

Li com atenção esta "esgrima" entre o P&P e o ff e compreendendo muitíssimo bem os dois e os seus argumentos, só tenho a dizer uma frase:

Não há desculpas, seja em que situação seja, para faltas de respeito.

Estou a dizer aquilo em que acredito e nao a tomar qualquer partido "à priori".

Ainda bem que a questão está resolvida, ainda por cima e porventura temos de tomar em consideração de que e se calhar, nem estariamos os 3 a falar do mesmo blogue, conforme o P&P diz e bem nas boas vindas que me deu.

Bom jantar a todos...que a panela está ao lume e o arroz deve estar crú.

Cláudia