" As opiniões são como as Passarinhas e as Pilas: Cada um/a tem a sua "

O'pine e...deso'pile !!!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Os carros eléctricos

Tenho saudades dos carros eléctricos.

Dos velhinhos e saudosos eléctricos nos quais eu andava em miúdo, dos quais saltava em andamento, para os quais eu mudava as " agulhas" com a autorização do sr. guarda-freio, onde o cheiro a "bascas" e a "raposinho" imperava, onde se ouviam violentas discussões e outras tantas anedotas, onde andavamos todos apertadinhos pois que necessitavamos de "calor humano".

Mais, quando e querendo imitar o guarda-freio arragado à manete dos travões e à alavanca que fazia " andar a coisa", eu pegava muitas vezes no "passe-vite" da cozinha dos meus pais, e pegando na pega do mesmo - que fazia a vez da manete dos travões - e dando voltas sincopadas e "atentas" à alavanca do próprio "passe-vite" - que fazia a vez da alavanca/acelerador do eléctrico - fazia "viagens interminaveis" na minha imaginação, aos comandos do meu "eléctrico passe-viteiro", para passar o tempo em que nada tinha para fazer. Isto obviamente acompanhado com os sons que eu imitava da coisa a andar e sobretudo a travar " pffffff....pffffffff ".

Aliás tinha também a mania de sentar-me à mesa, pegar num prato, entalar entre o prato e a mesa uma faca ao lado direito do prato e imaginar um volante e a alavanca de velocidades, para "conduzir o meu automovel" que acabava sempre com a pôrra do prato partido no chão e uma " portagem " bem paga - vulgo uma grande chapada - da minha mãe. Pensando bem, como a gente se entretia quando éramos putos. 

Os carros eléctricos no Porto passaram de moda, são peças de museu e para turista ver. Acabaram-se com as linhas que tão bem serviam a cidade, deixando somente no sitio aquelas que servem para as voltinhas dos turistas. Em algumas cidades europeias, os carros eléctricos normais, se bem que mais modernos continuam a sua senda de sucesso. 

Sim, entretanto nasceu o metro de superficie, rápido, eficaz, mais confortável...e caro. E quer queiramos ou nao, não substitui um bom e resistente carro eléctrico dos antigos. Para mais, nao tem piada nenhuma a conduzir.

Não se imita com um simples " passe-vite ".

3 comentários:

Anônimo disse...

Estou aqui a ver se consigo adivinhar o que são "bascas" e "raposinho". Talvez durante o jantar eu seja iluminada por alguma descoberta brilhante.

Cláudia

PP disse...

Boa tarde Cláudia.

Pois nao sei se já lá chegou ou não ás " bascas " e ao " raposinho ". Se não chegou...irei falar destes odores tão caracteristicos num próximo post.

Cláudia disse...

Não, as bascas desconfiei, o raposinho foi a primeira vez que ouvi.

Muito agradecida pelo post seguinte